Brasil

Em depoimento, Temer e Geddel negam ter pressionado Calero a liberar obra em Salvador

O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima prestaram depoimento nesta quinta-feira (7) e negaram ter pressionado o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero a liberar uma obra em Salvador (BA).

Em novembro de 2016, quando deixou o governo, Marcelo Calero disse à Polícia Federal que Temer e Geddel o pressionaram a liberar a obra de um prédio embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão subordinado ao ministério.

Geddel comprou um apartamento no empreendimento, e a acusação de Calero à época provocou uma crise no governo.

Quando Calero se disse pressionado, o então porta-voz de Temer, Alexandre Parola, disse que o presidente havia procurado o ministro da Cultura para tentar resolver o “impasse” entre Calero e Geddel, não para pressioná-lo.

Também disse que Geddel, no cargo de ministro, era o responsável por manter a relação entre o governo e o Congresso. Acrescentou que Geddel “sempre se comportou muito adequadamente”.

Depoimento de Geddel

Ao prestar depoimento, Geddel Vieira Lima chorou e afirmou que tem se deparado com uma “série de inverdades” sobre o tema.

Acrescentou que Marcelo Calero “faltou com a verdade” porque, segundo Geddel, a conversa entre os dois foi “transparente” e “clara”.

“Eu tratei com o senhor Calero que havia um problema e para buscar uma solução. A solução veio negativa. Se eu tivesse pressionado alguém, lógico seria que eu me dirigisse direto a presidente do Iphan”, afirmou o ex-ministro no depoimento.

Notícias Relacionadas
BrasilCNJ

CNJ articula ações sobre raça no Justiça Presente

BrasilCNJ

CNJ informa mudança de sede

BrasilCNJ

Evento vai discutir mudanças na gestão de precatórios

BrasilMPF

Quarta fase da Operação Recidiva cumpre cinco mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão [Atualizada]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *