Justiça News

Decisão do STF preocupa Planalto com reabertura do caso Flávio Bolsonaro

Interlocutores próximos do presidente Jair Bolsonaro reconhecem que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou uso de dados de órgãos de controle em investigações do Ministério Público e das polícias causará de imediato um desgaste político com a reabertura do caso do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ).

A decisão do STF abre caminho para a reabertura de ao menos 935 processos que estavam paralisados, como o do senador Flávio Bolsonaro.

Em julho o ministro Dias Toffoli, presidente da Corte, decidiu suspender as investigações do país que utilizaram dados detalhados de órgãos de controle, como o antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Receita Federal, sem autorização prévia da Justiça. Nesta quinta-feira (28), isolado em seu posicionamento, Toffoli mudou o seu voto no final do julgamento.

No fim de 2018, relatório do Coaf apontou operações bancárias suspeitas de 74 servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O documento revelou movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Fabrício Queiroz, que havia atuado como motorista e assessor de Flávio Bolsonaro à época em que o parlamentar do PSL era deputado estadual.

Auxiliares próximos do presidente demonstram preocupação com o uso pela oposição da retomada das investigações envolvendo o filho dele.

“Independentemente do curso das investigações, o caso do Flávio voltará a ter visibilidade e ele voltará para a defensiva”, reconheceu um interlocutor próximo do presidente.

Toda estratégia da defesa do senador Flávio Bolsonaro estava voltada para pedir a anulação das investigações, caso o Supremo tivesse decidido pela restrição de compartilhamento de dados globais. Com o placar elástico em favor do compartilhamento de dados da Receita Federal e do UIF (antigo Coaf), essa tese da defesa perdeu força.

Notícias Relacionadas
Justiça News

Senado pode votar pacote anticrime e projeto da segunda instância na semana que vem

Justiça News

Esquema milionário em Roraima e Venezuela contrabandeava ouro para Índia e Emirados Árabes

Justiça News

Governo blinda contra bloqueios 73 ações do Orçamento de 2020

Brasil - Andréia SadiJustiça News

Cúpula do PSL quer Joice Hasselmann na liderança do partido na Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *